Conheça o Instituto Pertencer

A principal finalidade do Instituto Pertencer está na promoção da inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da articulação com órgãos públicos e privados de defesa de direitos. Atua em distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade. Há mais de uma década, vem construindo uma estrutura sólida e sustentável, por meio de uma REDE INTEGRADA DE APOIO E COFINANCIAMENTO.

Onde Estamos

O Instituto Pertencer está localizado no Bairro da Penha, no Município do Rio de Janeiro, na área Leopoldina Norte, composta por oitenta (80) bairros com diferentes comunidades cariocas, que representa mais de 50% da população pertencente ao território.

Serviços prestados
Atua na prestação de Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com deficiência, visando a habilitação e reabilitação, desenvolvimento integral e a promoção de sua integração à vida comunitária de forma plena, seja na família, na escola ou na comunidade em que estão inseridos. Oferecemos, gratuitamente, atendimentos socioassistenciais e terapêuticos, por meio de equipe multidisciplinar.

Nossas atividades
• Serviço social
• Oficinas culturais: música, artes, artesanato, literatura e teatro
• Estimulação Pedagógica e Sensorial
• Atividades físicas: Corpo e Movimento, Capoeira, Recreação
• AVD: Atividades de Vida Diária, Culinária e Jardinagem
• Educação Digital, Robótica, Mídias Interativas
• Espaço Terapêutico: psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, musicoterapia e arteterapia.
• Preparação para o mundo do trabalho para jovens e adultos.
• Núcleo de Atendimento às famílias (NAF) - Programas e projetos com orientações pelo serviço social, articulação intersetorial, rodas de conversa com psicólogos, atendimento individual, qualificação profissional, geração de renda, empreendedorismo feminino, entre outras ações.

Impacto Social
Os programas e projetos do Instituto Pertencer, são executados de forma continuada, evidenciando um impacto social na vida de 1000 pessoas em situação de vulnerabilidade, com atendimentos semanais para cerca de 320 pessoas com deficiência, de 04 a 59 anos e suas Famílias.

Premissas que nos DEFINEM
Todos os colaboradores são convocados a lembrar da missão, que significa a razão de ser da instituição. A visão de futuro nos coloca em posição de sonhar e criar objetivos futuros a serem alcançados. Os valores orientam o comportamento humano na organização, estabelecendo crenças que nos sustentam. E os princípios são identificados como premissas não negociáveis da governança e gestão institucional. O Posicionamento Estratégico do Instituto Pertencer é impulsionado pelas diretrizes que representam as intenções e responsabilidades consideradas essenciais para a sua atuação.

Combater a exclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de serviços socioassistenciais, na perspectiva da empregabilidade, geração de renda e inclusão da pessoa com deficiência”.

Ética, Transparência, Respeito às Diferenças, Acolhimento, União, Responsabilidade Socioambiental, Desenvolvimento Integral do Ser Humano.

Ser referência na QUALIDADE da prestação de serviços socioassistenciais sob a perspectiva da inclusão social de pessoas com deficiência.

O Instituto Pertencer é regido pelos princípios da legalidade, impessoalidade, sustentabilidade, competência coletiva, economicidade, gestão e governança efetiva.

O Instituto Pertencer possui as Certificações:

CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro – Nº 992;

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -Nº 11/2015;

CEBAS – Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social.

Realizações
O Instituto Pertencer é reconhecido pela relevância de sua atuação no território, por órgãos públicos competentes como Ministério da Cultura-RJ, Prefeitura RJ, Secretaria Municipal Pessoas com Deficiência (SMPD), onde tem uma parceria desde 2020, Secretaria de Assistência Social Municipal e Estadual, Secretaria Estadual Casa Civil- SUBDEPI, Gerência de Inclusão Produtiva, CRAS, Fundação para Infância e Adolescência (FIA), entre outros. Tem participação ativa nas assembleias e capacitações dos conselhos e comissão local. Em 2020 recebeu o Selo Direitos Humanos pela importância do trabalho realizado em tempo de COVID-19.

Metodologia - Fazendo Voar
O Instituto Pertencer desenvolve metodologia própria, com atividades apoiadas por tecnologias assistivas, visando a promoção do desenvolvimento integral de pessoas com deficiência, de 04 aos 59 anos, dialogando com os principais núcleos em que nossos usuários estão inseridos: a família, a escola e a comunidade. Por meio de ações multidisciplinares e sob a ótica ampliada da neurociência, busca-se realizar estimulações e intervenções considerando as funções cerebrais, cognitivas, psicomotoras, linguísticas, afetivas e sociais de cada ANDORINHA (forma de nos referir aos usuários). Para isso, acompanhamos a evolução dos usuários em parceria com escolas, clínicas e outras articulações intersetoriais da região, a fim de garantir que nossas ações gerem impactos reais e positivos em sua formação. De igual modo, oferecemos atividades continuadas para apoiar as famílias atípicas em diferentes perspectivas de atendimento.

ASAS – As quatro Etapas da Metodologia
Nossa metodologia de atendimento é composta de 4 etapas que fazem o acróstico ASAS. A essência da metodologia reside em fortalecer as ASAS das nossas andorinhas, possibilitando competências e habilidades para alçarem VOOS cada vez mais alto.

 

A

ACOLHIMENTO e AVALIAÇÃO PARA RECEBER USUÁRIOS – A partir de demandas espontâneas ou encaminhamentos, buscamos acolher as famílias, realizar análise de laudos e informações geradas na entrevista social e avaliação com o próprio candidato (a), para identificar possibilidade de atendimento ou encaminhamento pelo serviço social para atendimento adequado na rede local.

S

SISTEMATIZAÇÃO - Os grupos são montados com o foco em perfis orientados pela condição de cada andorinha em distintas deficiências e seus ciclos de vida.

Elaboração de um cronograma com dias e horários para a participação de um conjunto variado de atividades com o foco no desenvolvimento global. A partir do prognóstico gerado nas ações de avaliação, buscamos sistematizar as informações, gerando o Plano de Desenvolvimento Individual (PAI), onde constam levantamento de necessidades, identificação das atividades adequadas a condição de cada andorinha, bem como os registros de ocorrências e evoluções percebidas.

A

AÇÃO – ATIVIDADES – com Tecnologias Assistivas – recursos materiais que possam apoiar as técnicas de atendimento. Cronograma de Execução das atividades:

  • Oficinas: música, artes, artesanato, contação de história, capoeira, corpo e movimento e recreação.

  • Ações Educativas: Educação Digital, Letramento, Estimulação Pedagógica e Sensorial.

  • Atendimentos no Espaço Terapêutico: fonoaudiologia, psicomotricidade, psicopedagogia, psicologia, musicoterapia e arteterapia.

  • Realização do cronograma NAF, com ações junto às famílias (reuniões, orientações, rodas de conversa, apoio socioemocional, Escola de Pais, entre outras ações.)

  • Atividades de inserção ao Mundo do Trabalho e Atividades Produtivas para jovens e adultos com deficiência.

  • Programa Empreendedorismo Feminino para Mães Atípicas.

  • Fomento à Empregabilidade (Metodologia do Emprego Apoiado).

S

SINERGIA – Relações internas e externas para acompanhar os resultados.

  • Manter conexões e a sinergia necessárias com todos os envolvidos com as andorinhas atendidas no Espaço terapêuticos.

  • Envolver as Famílias, buscando informá-las, orientá-las, acolhê-las e apoiá-las em diferentes dimensões.

  • Manter processo de articulação em rede para apoiar as famílias na busca de direitos e benefícios necessários e acompanhar a evolução dos atendimentos junto as escolas, a fim de garantir que nossas ações gerem impactos reais e positivos em sua formação.

A EQUIPE QUE FAZ VOAR

A Equipe Pertencer é interdisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas: serviço social, pedagogia, psicologia, educação física, capoeirista, música, psicopedagogia, fonoaudiologia, psicomotricidade, musicoterapeuta, terapia ocupacional, arteterapeuta, oficineiros, recreadores, cuidadores, administrativos, gestores, entre outros. Cada profissional de nossa equipe, com suas competências e habilidades, é considerado um mediador capaz de desenvolver diferentes formas de fazer VOAR. Costumamos dizer para as nossas andorinhas a seguinte frase: “não importa o quão devagar você pode voar desde que não pare”. Todos são capazes de desenvolver competências e habilidades significativas, por meio de estimulações e intervenções considerando as funções cerebrais, cognitivas, motoras, emocionais, afetivas, sociais, alimentares e psicomotoras de cada SER-ANDORINHA.

logo-institutopertencerbranca

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
07:00 às 17:30

Rua Guaianases, 166 e 154, Penha, Rio de Janeiro, 21020-370

INSTITUTO PERTENCER ESTUDOS E PESQUISA EM INCLUSAO
CNPJ: 15.080.180/0001-36

Instituto Pertencer Copyright ® 2025